Qual é posivel com SAFs

Permacultor Hugo Theophilo do Fortalezala, explica “1 ano e quase 3 meses depois. Era tiririca e carrapicho. Plantei floresta com comida. Já deu milho, feijão, tomate, rúcula, macaxeira… Hoje dá taioba e vinagreira. Amanhã a milésima poda nas moringas para os mamoeiros ganharem espaço e luz. Eles estão pedindo pra passar das moringas. Abaixo deles seguem crescendo as frutíferas e a floresta futura: atas, pitangas, mulungus, jatobás, cajueiros, ipês, um café arábica que está feliz da vida e mais um monte de coisa…Com agrofloresta por mais que você erre, você acerta.”

Visitando EEEP Monsenhor Waldir, Marco

No 4 de abril visitamos o EEEP em Marco (EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro) para iniciar um projeto de uma horta escolar. Sendo que a escola esta cercada por canaubas, os alunos decidam fazer os canterios da horta em forma de uma canauba. Usando a tecnica permacultural dos canterios instantaneos (canteiro lasagna), eles marcam o parte da folhagem e o trunco, colocando uma camada de papelão (para sombrear o mato), serragem , adubo e mato cortado. Depois plantamos gergelim e feijão gandu…para iniciar o canteiro e por os raizes começa fofar a terra e fixar mais adubo.

Na proxima visita, plantamos mais!!!

Alunos do GTG trabalhando no SAF

No 11 de abril visitamos a EEEP Guilherme Teles Gouveia (Granja) para uma mutirão da mantenção o Projeto dos Sistema Agroflorestal (SAFs). Tivemos desafios com esse sistema, por excesso das chuvas. Imagina, em Ceará reclamando do excesso das chuvas! Mas, nesse caso o plantio dos SAFs passar dias e dias inundados. Mas o milho e girasol sobreviveram, tambem varios mudas frutiferas nas linhas…..

Bem Vindo

Uma pagina para expressar opiniões, e especialmente comunica com pessoas participando nos cursos ou as oficinas que estando apresentando, ou apresente.

Vamos comunicar aqui!!

Skye